Processos Criativos, experiências e inovação

O grupo de pesquisa trata da investigação e compreensão de processos criativos para identificar métodos, dialogar com a cultura, projetar experiências e potencializar a inovação. nnNa atualidade métodos tradicionais de produção estão convivendo com a conectividade e a interatividade de uma sociedade em rede dialogando, assim, com a oscilação e a pluralidade de acontecimentos. Deste modo, é relevante o reconhecimento dos processos criativos tradicionais e contemporâneos, a compreensão das estruturas de produção para vislumbrar propostas e discussões de inovação e sustentabilidade, além de pensar projetos voltados para o futuro. Para pensar a experiência observa-se a dinâmica das vivências projetuais, percursos colaborativos, sistemas adaptativos e métodos flexíveis, a partir da imprevisibilidade e da complexidade dos distintos contextos. A experiência, no que se refere ao humano, é a forma como se experiência o mundo e as coisas, entre elas, os objetos, os serviços, os dispositivos, ou seja, é todo um sistema ativado por ações, processos e atitudes exploratórias, interativas e experimentais. O humano refere-se à condição do corpo físico e das relações com o entorno, aspectos que interessam e impactam no processo criativo, nos caminhos da inovação e no acontecimento da experiência, no que se refere ao design na atualidade. nnBusca-se com as pesquisas uma abordagem multi-inter-transdisciplinar, com o cruzamento e a aproximação do campo do design, da tecnologia e da arte. Para tanto, opta-se por uma postura experimental e laboratorial, minuciosa no reconhecimento da cultura material e das implicações socioculturais com o uso da criatividade, tecnologia e de dispositivos na realização projetual e na interferência da experiência, no que se refere aos modos de uso, modos de viver e modos de produção.n

Objetivos

Atuar em um sistema colaborativo, multi-inter-transdisciplinar e criativo na exploração de contextos para vivenciar experiências centradas no ser humano. Perceber as variáveis durante os percursos exploratórios. Entender os procedimentos técnicos e, assim, absorver e desvendar as histórias, os comportamentos. Propor ou aprimorar metodologias e processos que estão relacionados com o campo do design.

Linhas de Pesquisa

Design e processos para cultura e inovação

Investigar metodologias ligadas aos estudos de futuros articulados com a cultura, com as práticas e processos produtivos. Investigar possibilidades de modos de viver, modos de produção e modos de uso com a articulação das práticas e das tecnologias, a partir de uma abordagem especulativa e ficcional, por meio da deriva, da etnografia e da fenomenologia.

Design e experiência

Investigar de forma interdisciplinar os processos criativos e suas aplicabilidades no desenvolvimento da experiência do usuário (UX / UI) por meio de interfaces e dispositivos.