Victor Hugo de Mattos Ventura 1; Marcia Cristina Gonçalves de Oliveira Holland
1 Aluno de Iniciação Científica do Instituto Mauá de Tecnologia (EEM/CEUN-IMT); 2 Professora Orientadora do Instituto Mauá de Tecnologia (EEM/CEUN-IMT).
A contribuição do design para a inovação e a competitividade é reconhecida por diversos setores da sociedade, principalmente pelos profissionais de comunicação e marketing. O designer tem uma visão interdisciplinar por natureza, pois na criação de um produto, serviço ou conceito, lida com relações complexas e interconectadas. A interdisciplinaridade não é uma opção, é um conceito ligado à ação projetiva do designer. O processo de projeto e criação abarcam questões das ciências humanas e sociais, da cultura e da arte, e ainda, lidam com tópicos avançados de tecnologia e ciências exatas. Por ser disciplinar, qualquer tópico do design terá sua visão ligada às diversas áreas do saber. É o caso da cor, um elemento fundamental na área do design, mas que está presente em outras áreas com distintos objetivos, porém não distantes ou contraditórios.
Esta pesquisa propõe uma ação interdisciplinar entre as áreas de marketing (consumo, etnografia), engenharia (química e colorimetria avançada) e design (concepção do produto, design de superfície, percepção, cor, textura e padrões de aparência).
Segundo Holland (1999), a cor está presente em tudo e a sua interpretação está ligada a três fatores indissociáveis: a luz, as propriedades de tratamento de superfície do objeto e o aparato visual do ser humano. Um dos primeiros fatores é a luz. Ela é responsável pela interpretação das cores pelo aparato visual. O segundo fator é o aparato visual. Ele é composto pelo globo ocular, nervo ótico e córtex. Segundo Kaiser e Boyton (1996), este conjunto é responsável pela percepção das cores. Segundo Becerra (2016), o CMF (Color-Material-Finish) é um princípio fundamental do design. A autora aponta situações as quais as cores, o polimento e texturas modificam um mesmo objeto e gera comportamentos emocionais diversos e reações mercadológicas distintas.