Marcela Amaro Mellito 1; Everaldo Pereira ²
1 Aluna da Iniciação científica do Instituto Mauá de Tecnologia (EEM/CEUN-IMT); 2 Professor Orientador do Instituto Mauá de Tecnologia (EEM/CEUN-IMT).
A Internet das Coisas (Iot) são objetos físicos smart que possuem conexão por meio de software, sensores ou meios tecnológicos com a internet. Com o uso e estudo do design gráfico e da comunicação temos a possibilidade do desenvolvimento sobre anúncios gráficos interativos para a Internet das Coisas, especificamente para o dispositivo Echo Show Alexa, da empresa Amazon (ou similar).
A pesquisa em questão tem como objetivo principal o estudo da internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design gráfico, simultaneamente com as perspectivas interdisciplinares na interação de pessoas e dispositivos da internet das coisas.
Além do objetivo principal da investigação, outras questões podem surgir ao longo da pesquisa principalmente relacionadas aos processos de Design Thinking, mediação e midiatização social do ponto de vista comunicacional; estudos de produção, circulação e recepção dos meios de comunicação em IoT; linguagens e produção de sentidos em IoT; a dimensão educacional da comunicação em IoT para o consumo responsável; e para tecnologias, interações, inteligência artificial e convergência de mídia.