Este trabalho é parte do projeto de pesquisa chamado, Entre Derivas, em andamento, sobre a aplicação de derivas remotas e do design especulativo para projetar futuros desejáveis para a cidade de São Bento do Sapucaí, estância climática situada no estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. O foco será na comunicação do turismo rural, mais especificamente no enoturismo, segmento emergente nesta cidade que vem atraindo turistas para visitações às vinícolas da região. 

Para um horizonte futuro, pós pandemia, se entende que a comunicação e as mídias vão desempenhar um papel fundamental para a recuperação e, o que se espera, uma expansão do turismo como um todo nessa estância climática.

O sistema midiático quando se apropria da metáfora do ecossistema faz emergir a ideia de uma comunicação na qual os meios se comparam com elementos vivos que necessitam se adaptar rapidamente para sobreviverem e que lutam por audiência. Nesses tempos de grande proliferação de conteúdo e de uma batalha pela atenção da audiência, se faz necessário refletir sobre a complexidade do futuro da comunicação para divulgação do turismo da cidade em estudo, estabelecendo novos engajamentos sociais.

Com a orientação do Prof. Dr. José Carlos Carreira e da Profa. Dra. Agda Carvalho e apoio das alunas Julia Onaga, Larissa Mie Yoshikawa e o aluno Luiz Gabriel de Oliveira Sarno, foi realizada a pesquisa com o titulo Cenários pós pandemia da comunicação do enoturismo de São Bento do Sapucaí

Acesse:
CARREIRA, J. C. et al. Cenários pós-pandemia da comunicação do enoturismo de São Bento do Sapucaí. In ALVARES, Daniela et al. (orgs.). Mídia e mercado. Aveiro: Ria Editorial, 2021. ISBN 978-989-8971-61-6

Disponível em: http://www.riaeditorial.com/index.php/debates-sobre-arte-e-estetica/

admin_labdesign
https://everaldocreative.myportfolio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *