O texto resulta do projeto “Entre Derivas: design e conectividade “, que está em desenvolvimento no Instituto Mauá de Tecnologia, que observa a cidade de São Bento do Sapucaí, localizada no interior de São Paulo. Esta reflexão está fundamentada na deriva remota, na netnografia e no design especulativo, que assume uma abordagem ficcional e imaginativa, observando o entrelaçamento das manifestações culturais, que estão fundamentadas na sustentabilidade, para pensar um cenário pós-pandêmico com as possibilidades midiáticas. Enfoca-se no modo de vida da sociedade e os saberes tradicionais da comunidade Arte no Quilombo, reconhecendo os processos que integram a produção artesanal como suas técnicas e os materiais que são empregados nos objetos desenvolvidos na Associação. Essa comunidade possui raízes na cultura quilombola, e que neste momento, foram afetadas diretamente pela pandemia do COVID-19. Desta forma, a pesquisa tende a compreender as ações que foram tomadas pela região para contornar as consequências desta emergência sanitária, visualizando um equilíbrio do ecossistema tradicional, e percebendo as possibilidades de articulação com o ecossistema tecnológico, especificamente a conectividade entre a comunidade e o turismo.
Com a orientação da Profa. Dra. Agda Carvalho e Prof. Dr. José Carlos Carreira e o apoio dos alunos Julia Onaga, Larissa Mie Yoshikawa e Luiz Gabriel de Oliveira Sarno, foi desenvolvida a pesquisa com o titulo Entrelaçamentos culturais e futuros midiáticos (pós-pandêmicos) em São Bento do Sapucaí.
Acesse:
CARVALHO, Agda et al. Entrelaçamentos culturais e futuros midiáticos (pós-pandêmicos) em São Bento do Sapucaí. In MARTINS, Alice; VIOLA, Natalia, SARZI; Regilene (Orgs.). Debates sobre Arte e Estética. Aveiro: Ria Editorial, 2021. ISBN 978-989-8971-51-7.
Disponível em: http://www.riaeditorial.com/index.php/debates-sobre-arte-e-estetica/