Autor: Everaldo Pereira

Este livro trata do tema criança, comunicação e consumo e tem como objetivo geral estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e  consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar.

Características:
Ano 2022
Autor: Everaldo Pereira
Editora da Fundação Santo André
Publicação lançada no Publicom – XVI Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação, evento componente do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *