ASTER
Ambiente Natural + Inteligência Artificial
Universidade de Sevilla (ES)
O projeto ASTER (aster.us.es/en) enfatiza a co-criação do conhecimento e a construção de sentido por meio da colaboração entre arte e ciência. Reconhece que a verdade não é fixa, mas sim moldada por contextos sociais e culturais, e destaca a importância de considerar vários pontos de vista para obter uma compreensão multifacetada de realidades complexas em duas áreas temáticas: Ambiente Natural e IA. No contexto da IA, ela provoca uma reavaliação das noções tradicionais de autoria e das potenciais limitações desses sistemas, levantando questões sobre a propriedade da verdade quando a IA está envolvida na construção do conhecimento. No âmbito do Ambiente Natural, reflete sobre a epistemologia multifacetada da verdade no contexto do Antropoceno e sua indispensável reconexão com a natureza facilitada através das expressões de SciArt. Além disso, as abordagens democráticas e sustentáveis do projeto ASTER permitiram o envolvimento da sociedade em geral e uma ampla participação presencial e online. Sua “metodologia eco-SciArt” apoiou os esforços compartilhados para transformar uma “semente científica” (tópico científico) em uma “flor SciArt” (proposta) durante um hackathon, e no “fruto SciArt” final (arte final). Os principais objetivos foram transformar os papéis arquetípicos da arte e da ciência por meio do desenvolvimento do pensamento crítico e da co-criatividade, como tentativa de uma compreensão mais abrangente da verdade em um mundo complexo em mudança.
Biases and machine translation
Helena Hernandez Acuaviva (ES) e Agda Carvalho (BR)
Este trabalho explora a influência dos algoritmos em nosso cotidiano, destacando seu papel na tomada de decisão e recuperação de informações, bem como a existência de erros e vieses nessas tecnologias inteligentes. Questiona a propriedade e o controle da verdade em sistemas algorítmicos, enfatizando a necessidade de análise crítica da informação gerada em termos de transparência, responsabilidade e propriedade no desenvolvimento e implantação de algoritmos.
Helena Hernandez
Estudante PhD em arte e herança e membro do Grupo de Pesquisa de Criação Gráfica e Digital (Universidade de Sevilla).
Agda Carvalho
Artista Visual com PhD em comunicação – USP, mestre em artes – UNESP. Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa LabDesign no Instituto Mauá de Tecnologia – Brasil